sábado, 16 de outubro de 2010

Christian Louboutin: O Parisiense criador de sapatos



Quem não conhece o nome Louboutin? Referência a sapatos de mulheres, a mítica sola vermelha, o salto agulha vertiginoso, o luxuoso designer que tem sempre clientes abastados, aclamado por celebridades e invejado por outros designers de calçado, revoluciona e encanta o mundo extasiado dos sapatos de salto alto.
A lendária sola vermelha: De acordo com o próprio Louboutin a ideia surgiu-lhe graças a uma das suas vendedoras que pintava as suas unhas com verniz vermelho, e para aumentar as suas vendas decidiu adicionar este toque excêntrico às solas dos seus sapatos, assim nasceu a sua assinatura, à qual colocou direitos de autor nos EUA em 2007.
Intitula-se um mágico, um mágico que cria obras-primas encantadas para os pés das madames. Seu Web site tem um novo tema, saído do cabaret, uma vida glamorosa parisiense. Basta abrir o seu Web site para entrar no seu mundo extasiado de sapatos, uma imagem interactiva do próprio Christian Louboutin anima a página enquanto suas mãos nos encantam e uns olhos penetrantes e místicos flutuantes nos enfeitiçam, os sapatos vagueiam pelo ecrã e estrelinhas de várias cores são disparadas na nossa direcção. Estranho, mas creio que Louboutin não necessita de enfeitiçar suas clientes para conseguir vender, somente o facto de serem Louboutins com a mítica sola vermelha tão patente em todos os seus sapatos é o suficientemente atractivo para mover multidões atrás de suas criações. Mas o facto é que o site está interessante e apelativo, faz-nos vaguear sem dúvida por uma era boémia e parisiense.
O tema da sua nova colecção é Cinderela, fotografada por Khuong Nguyen que se inspirou em histórias de contos de fadas como Alice no País das Maravilhas, A Pequena Sereia e Soldadinho de chumbo, a campanha está genial, faz-nos entrar totalmente num conto de fadas com figuras encantadas a esvoaçarem ao lado dos sapatos. O surrealismo é presente na decoração transmitindo algo existente que nem todos têm o prazer de perceber ou relatar, provocando aquela inspiração onde ficamos sem palavras para descrever ou falar. Fantástica obra para uma campanha publicitária, sem dúvida atribui um grande valor emocional e racional que se liga à evidência de um calçado para visão do consumidor. Algo que não é simples de ser visto, é invulgar e muito bem feito, parabéns a Nguyen, e também a Louboutin que conseguiu conceber uma colecção intrigante e encantada que leva qualquer mulher querer entrar num mundo fantasioso, mas o verdadeiro conceito dos seus sapatos Lou revela-nos: perfeitos e desejáveis. A perfeição a todos os níveis nos seus sapatos, duráveis, com um design apelativo que encaixa sempre bem no pé da maioria das mulheres, acabamentos impecáveis e sempre materiais de alta qualidade. Alta-costura do mundo dos sapatos.
Começou a sua carreira com Charler Jourdan em 1982, foi aprendiz do designer Roger Vivier aonde aprendeu tudo o que é hoje, "Vivier taught me that the most important part of the shoe is the body and the heel ". Trabalhou como freelancer para Chanel, Yves Saint Laurent, Maud Frizon, entre outras marcas prestigiadas. Lançou a sua marca em 1989, e embora seja conhecido mais pelos seus sapatos super elegantes e com saltos agulha vertiginosos, vende também malas e cativa suas clientes com edições limitadas. Ganhou o premio de The Luxury anual do Instituto Luxury Brand Status Index (LBSI) por 3 anos seguidos, os sapatos do designer foram declarados os mais prestigiados em 2007, 2008 e 2009.
Abriu a sua primeira loja em 1992 em Paris, e hoje em dia tem 3 Lojas localizadas em Paris, e 15 lojas espalhadas por todo o mundo. Entre outras lojas autorizadas que vendem seus sapatos, em Portugal podem encontra-los na Fashion Clinic, tanto em Lisboa como no Porto.
Louboutin é tão famoso que a célebre Jennifer Lopez gravou uma musica e intitulou-a de Louboutins, no seu álbum “Love?” em 2009. Lou participou no programa “The Oprah Winfrey Show” aonde apresentou a sua colecção e deu-se a conhecer um pouco. Os famosos sapatos igualmente tiveram direito a várias aparições no filme “O sexo e a cidade”, tendo um especial destaque no 2º filme quando Carrie comete “traição” e troca os seus Manolo’s por uns Louboutin’s. Cristian uniu-se ao realizador David Lynch para criar uma exposição na galeria Pierre Passebon, em Paris, com os seus sapatos mais raros e excêntricos apelidando a exposição de “Fetish”.
Tanto alarido, tantas edições limitadas, e porque não barbies? Podem aceder à edição limitada Barbie Louboutin, apelidada de “Cat Burglar”, “Meu ano em Paris com Christian Louboutin”, de cabelos vermelhos, olhos verdes e uma maquilhagem exemplar, esta barbie vem com um macacão de cabedal preto, 4 pares de sapatos Louboutin com as devidas solas vermelhas, e cada sapato com um saquinho e caixinha com o nome da marca estampado, e o preço, uns meros 150 mil dólares, 115.402 Euros.
É de saber que Louboutin não vai ficar a perder neste tempo de crise, de acordo com um estudo recente do Euromonitor, este previu um crescimento de 3,2% nas vendas dos sapatos de luxo para 2010. De acordo com estudos internacionais as mulheres gastam em média 17 euros por dia em produtos de luxo! Louboutin tem sem duvida posses suficientes para vir aqui ao nosso Alentejo e passar uns dias na Comporta, uma zona que começa a ser muito celebrity Favorite location, e um local escolhido do designer para passar umas férias.
É de continuar a saudar e a prestigiar os famosos sapatos Louboutin, porque embora tanto alarido muito tem razão de o ser, já que qualquer mulher facilmente se pode apaixonar por um par desses meninos e gastar pequenas fortunas para embelezar seus pés. Ode a Louboutin, um senhor que sabe vestir os pés das mulheres.
Tânia Santos

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