domingo, 18 de maio de 2008

Like... the future?


like.. the future?

A minha persepção do futuro. A evolução com ponto de partida e o futuro como ponto de chegada, como estaremos amanha? Quem decide? Quem sabe?

Como futuros designers e criadores somos todos produtores de te

ndências e modas, vestuário inovador e de certo modo o futuro. As nossas mentes sao o futuro, detemo-o dentro de nós, à espera de uma oportunidade de as soltar para o presente ideal, para o mundo.

Assim criei a minha ideia de futuro, a minha ante-visao de tendência, sem o agora mas o futuro imortalizado na presença de linhas e formas descontruidas e reformuladas.

Dentro da dimensao do futuro encontramos, a Teoria Quântica que faz parte do nosso futuro, ou das proximas previsoes, é nada mais que um efeito da existência de vários planos quadridimensionais (no universo dos vivos), pois o comportamento ondulatório e corpuscular da luz resulta de sua passagem pelos planos quadridimensionais, onde ao localizar-se sobre um plano a luz é corpuscular e quando está entre os planos, a luz será onda.

Uma coisa excitante sobre a teoria da evolução é que podemos ver seus efeitos hoje e no passado.

“Os répteis mais antigos conhecidos são tão semelhantes aos anfíbios que sua classificação em uma ou outra categoria é, em grande parte, uma questão de opinião. Nesta área da vida, entretanto, não houve um elo perdido; todas as gradações de anfíbio a réptil existem com uma clareza raramente igualada na paleontologia.”

Em outras palavras, existem evidências abundantes, no passado e no presente, de alguma espécie de processo evolutivo. Nós o vemos nas bactérias e insetos atuais, e o vemos no registro fóssil pelo desenvolvimento de milhões de espécies, ao longo de milhões de anos.

Depois de pensarem em questões como as três mencionadas nas seções anteriores, diferentes pessoas chegam a diferentes conclusões. No futuro, a teoria da evolução enfrentará três cenários possíveis:

Vamos presumir que a teoria da evolução, como declarada actualmente, é o processo que realmente gerou toda a vida que vemos agora. Uma pergunta obrigatória é: "o que vem a seguir?" A evolução deve estar em operação exatamente agora. Nossa espécie, o Homo sapiens, apareceu apenas cerca de 40 mil anos atrás. O que a evolução nos reserva e como a mudança se manifestará?

Será que aprenderemos como controlar ou acelerar a evolução pela engenharia genética? Depois que entendermos completamente os diferentes genomas, será que seremos capazes de projetar etapas evolutivas que levem a novas espécies de um modo muito mais rápido? Qual será a aparência dessas novas espécies? Que funções lhes daremos?

É fascinante pensar nessas indagações. Elas revelam a enormidade do efeito que a evolução pode ter. Dado tempo o bastante, a evolução poderia alterar completamente a vida neste planeta, eliminando espécies que vemos hoje e criando espécies novas.

Tânia Santos

Sem comentários: